Medidor de Bobina Móvel
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Medidas Elétricas
Instrumento de Bobina Móvel
Equipe:
JSC
MALM
Professor:
Augusto Santiago Cerqueira
Introdução:
A medida elétrica é uma das técnicas modernas de grande valor. Com ela podem ser resolvidos problemas na pesquisa em geral e, principalmente, aqueles referentes ao controle de processos industriais por requererem dentro de sua evolução, métodos sempre mais complexos que resultam sempre em um controle mais rígido das diversas fases do processo.
O instrumento elétrico indicador (Medidor) é usado para a determinação da quantidade de informação que diz respeito a uma entidade elétrica de alguma espécie. Dado que as grandezas elétricas não são, em geral, diretamente visíveis, é necessário utilizar-se de alguma propriedade delas para criar uma força, a qual, por sua vez, produz uma indicação sob a forma de uma grandeza conhecidamente mensurável. Com o emprego de dispositivos transdutores existe a possibilidade, então, de se medir grandezas físicas e elétricas, as quais nos dispomos a discorrer neste trabalho.
Freqüentemente a força é produzida por uma ação eletromagnética entre correntes ou uma corrente e o campo magnético de um imã permanente. A força mencionada é usada para fazer girar um eixo contra a força resistente de uma mola (ou peso) e com ele defletir um ponteiro superposto a uma escala calibrada para a obtenção de diversos pontos de equilíbrio em função de diversos valores previamente conhecidos. Nos instrumentos atuais encontram-se mais comumente deslocamentos do elemento móvel no sentido radial. Em alguns instrumentos ainda, a medição pode se dar entre cargas elétricas atuantes e, ainda em outros, o efeito térmico de aquecimento devido a passagem de uma corrente por um elemento condutor (Efeito Joule). Contudo, o método comumente mais empregado é, sem dúvida, a produção de conjugado