instrumentação
Matéria: Instrumentação
Professor: Roberto
FERRO MÓVEL
Alunos: Anderson Schotten, Edilson______________ e Jaison______________.
Rio do sul, 09 abril 2014.
INTRODUÇÃO
Neste Trabalho vamos apresentar quais são os tipos de instrumentos de medição do tipo ferro móvel, quais as suas aplicações, e explicar o seu funcionamento. Também apresentaremos um modelo de multímetro caseiro feito por nós e o resultado da experiência.
RESUMO
Os instrumentos FERRO MÓVEL são também conhecidos como instrumentos ferromagnéticos ou eletromagnéticos. O seu princípio de funcionamento é baseado na ação do campo magnético criado pela corrente a medir percorrendo uma bobina fixa, sobre uma peça de ferro doce móvel. Existem dois tipos de instrumentos básicos de ferro móvel:
– Instrumento de atração ou ferro mergulhador
– Repulsão ou ferro móvel
Os medidores de ferro móvel podem ser utilizados para medir Corrente Contínua ou Corrente Alternada de baixa freqüência, podendo ainda ser utilizados para medir formas de onda não senoidais. Estes medidores possuem Classe de Exatidão pior do que os medidores de bobina móvel e, por isso, são medidores mais baratos. É comum encontrá-los nos painéis de equipamentos como estabilizadores, geradores elétricos, entre outros. Analisemos o funcionamento do galvanômetro de ferro móvel: Partes Componentes:
1- Parte móvel conectada ao ponteiro
2- Elemento ferromagnético fixo
3- Elemento ferro magnético móvel
Bobina fixa que recebe a corrente a ser medida
FUNCIONAMENTO DO MEDIDOR DE FERRO MÓVEL: A bobina de excitação é a parte 4: nos terminais desta bobina é aplicada a corrente a ser medida. A parte 2 é um tubinho de material ferroso, sobre o qual a bobina (4) é enrolada. A parte 2 é, portanto, fixa. Quando uma corrente circula a bobina, o tubinho (2) transforma-se