Medidores
Medidas Elétricas I
Alunos:
Professor:
Eletrotécnica –
Data:
RECIFE
PERNAMBUCO – BRASIL
2013
* Medidor de Potência – Wattímetro Eletrodinâmico
O wattímetro nada mais é do que a combinação de um voltímetro e um amperímetro. A corrente medida é multiplicada pela tensão também medida e o resultado é a potência.
Os instrumentos eletrodinâmicos são específicos quando há necessidade de relacionar duas ou mais grandezas elétricas, como ocorre na medição de potências. Estes instrumentos são baseados na ação múltipla de dois campos magnéticos criados por duas bobinas, através das quais circulam correntes elétricas. Por uma das bobinas circula a corrente elétrica principal do circuito (corrente de carga), que é chamada de bobina de corrente. Pela outra bobina, circula a corrente elétrica que varia em função da d.d.p. aplicada na carga, que é chamada de bobina de tensão. Portanto, o instrumento eletrodinâmico é composto por uma bobina de tensão, que fica ligada em paralelo com o circuito e por uma bobina de corrente que fica ligada em série com a carga.
A interação dos campos magnéticos criados pelas bobinas provoca o deslocamento do ponteiro, que esta fixado na bobina móvel, indicando o valor da grandeza a medir. Os instrumentos eletrodinâmicos podem ser construídos com ou sem núcleo de material ferromagnético no interior da bobina móvel, e também possuir bobinas cruzadas.
* Princípio de funcionamento do instrumento eletrodinâmico.
O instrumento eletrodinâmico possui uma bobina fixa e outra bobina móvel, sendo uma bobina de corrente e a outra de tensão. Normalmente a bobina fixa é a bobina de corrente, composta de poucas espiras e condutor com seção grande e a bobina móvel, de tensão, composta por muitas espiras e de condutores de seção pequena.
O Wattímetro é um instrumento de medição que utiliza o princípio eletrodinamométrico. A bobina