senhora
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
KAMILA ALMEIDA
Globalização e o crescimento do trabalho informal
BELÉM – PA
2013
KAMILA ALMEIDA
Globalização e o crescimento do trabalho informal
Resenha apresentada para obtenção de nota parcial da disciplina de Metodologia referente à avaliação do 2º bimestre do 2º período do curso de Bacharelado em Administração do Centro Universitário do Pará (CESUPA).
Orientador: Prof. Francisco Silva.
Belém-PA
2013
FILHO, Ariosnaldo da Silva Vital. Globalização e o crescimento do trabalho informal. Belém: Banco da Amazônia, 2002.
Informações não confiáveis sobre as credencias da autoria.
A obra releva a situação do desemprego no estado contemporâneo do país, relata a imensidão das falhas da globalização, e como elas agiram perante a toda uma sociedade. A utilização de meios tecnológicos facilitando a divulgação de informações ao mundo têm suas desvantagens para os empregados formais.
Um dos principais fatores para o desemprego estrutural é a alta tecnologia, nas indústrias e os demais setores econômicos, a fim de aumentar a produtividade com menos custo. As empresas então substituindo mão de obra humana pelas maquinas e robôs. Com isso para os profissionais serem empregados, eles precisam ser qualificação ou requalificação profissionais, a concorrência por empregos e as inúmeras exigências dos contratantes levam os profissionais a optarem pelo trabalho informal.
O trabalho informal é uma grande preocupação nacional, para a economia do país. Nesse tipo de trabalho, os direitos trabalhistas são abolidos por não serem legalmente registrado consistindo em umas das desvantagens para o trabalhador que deixa de receber todos dos requisitos da lei e para os governantes deixando de recolher os impostos que seriam para a estruturação dos estados brasileiros. Essa