Senhora
Ano Letivo 2013/2014
Relatório de Estatística Descritiva
SPSS
Introdução
Este relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estatística I com o objetivo de analisar a base de dados que foi fornecida e apresentar os resultados referentes a 91 empresas do setor das bebidas. Os dados são referentes ao ano 2012.
Tem como ferramenta de apoio à análise o programa SPSS, uma vez que o software mencionado permite sustentar os resultados com gráficos e/ou tabelas. Por outro lado, facilita o cálculo de medidas estatísticas tais como medidas de tendência central (média, moda e mediana) e medidas de dispersão – Amplitude do Intervalo de Variação, valor máximo e mínimo, entre outros. Assim, através dos valores obtidos torna-se possível interpretar os mesmos e tirar conclusões acerca do conjunto de empresas em estudo.
De um modo geral, as variáveis em análise são a caracterização dos CEO’s, por sexo e idade; medidas de tendência central e medidas de dispersão que correspondem aos Ativos, Passivos e Vendas, as Receitas por Funcionário tendo em conta, por exemplo, o sexo dos CEO’s, bem como distribuição de vendas em termos de simetria e curtose.
É de realçar que toda a informação contida no trabalho terá que ser devidamente interpretada e justificada através de tabelas e/ou gráficos resultantes do output do programa SPSS.
Identificação de variáveis
As variáveis qualitativas nominais são a identificação da empresa, o género dos CEO’s e o código de identificação da empresa uma vez que não podem ser hierarquizadas – não têm uma relação de ordem entre si;
A faixa etária dos CEO’s e o Rácio Debt-to-Equity são variáveis qualitativas ordinais pois os valores incluem relações de ordem;
As variáveis quantitativas contínuas são os Ativos, os Passivos, as Vendas e as Receitas por Funcionário uma vez que podem assumir um número infinito não-numerável de valores.
Caraterização dos CEO’s das empresas por