Semiótica
Surgiu junto com a filosofia, na época da Grécia antiga e vem se desenvolvendo até hoje. Mas, somente há cerca de dois ou três séculos, é que começaram a surgir aqueles que seriam considerados os pais da semiótica.
No início do século XX, o design passa a ser considerado profissão, cujos primeiros profissionais advindos das artes, passam a aliar a harmonia das formas às tecnologias industriais disponíveis. Ou seja, faziam a união entre arte e técnica.
Paralelamente ao desenvolvimento industrial, observou-se o desenvolvimento urbano, com uma população cada vez mais disposta a novidades, conhecimentos e entretenimento.
Designers criam com método próprio, utilizando ferramentas e técnicas, e é por meio deste domínio, conhecimento e, também, do seu potencial criativo que passam a ser reconhecidos no campo profissional.
Assim podemos dizer da existência no campo do design de que quanto o maior domínio da metodologia projetual, mais cientifico e fundamentado é um projeto e, portanto, mais aceito perante designers e mercado.
A metodologia projetual em design compreende os métodos, técnicas e processos para o desenvolvimento de um projeto e o sucesso do projeto é enfim é consequência da criatividade e do conhecimento técnico de quem o desenvolve.
Os métodos utilizados pelo design apresentam três importantes fases:
Fase 1 Analitica:
O problema é definido. Os requisitos do projetos são traçados pesquisas são realizadas, como o levantamento de informações sobre projetos concorrentes ou similares, os dados levantados são analisados e o conceito do projeto é gerado;
Fase 2 criativa: Gerações de alternativas do projeto são