Cursos de Arquitetura de Dados
Apresentação do Curso de Arquitetura de Dados para empresas
Versão 2.0 – Maio de 2015
Apresentação
Os cursos de arquitetura de dados foram projetados para alcançar uma larga audiência, de usuários de negócios(ou usuários finais) até os profissionais de TI em geral. Ao contrário do que possa parecer o conceito de arquitetura de dados é um dos mais difusos da área de TI e mais recentemente o próprio mercado vem colocando “lenha da fogueira”, criando outras definições dificultando o entendimento da profissão de arquiteto de dados – cientistas de dados, analistas de dados, arquitetos de aplicação e outros são algumas das muitas definições criadas; em muitos casos as definições até estão corretas, mas se sobrepõem ao arquiteto de dados.
Por conceito, o arquiteto de dados é um profissional que se situa no topo da hierarquia de TI, atuando como meio-termo entre as áreas de negócio e TI, identificando e gerenciando os ACERVOS DE INFORMAÇÃO, que junto com Recursos Financeiros, Materiais e Humanos compõem a cadeia de insumos essenciais a todas as empresas do mundo. Sem informação e sem saber que informação temos disponível, a quem ela serve e de onde se origina não temos como gerenciar os demais insumos da cadeia produtiva.
Estes cursos dividem a disciplina de arquitetura da informação em três partes:
PARTE I – Introdução e Gestão das Informações de Negócio
PARTE II – Transposição das Informações de Negócio para o ambiente de TI
PARTE III – Revisão e atualização dos conceitos e gestão eficaz da informações
Parte I - Introdução e Gestão das Informações de Negócio
Nesta primeira parte do curso entenderemos mais claramente o motivo de termos uma arquitetura de dados e não um complemento da análise de sistemas, ou uma extensão da arquitetura de software ou de solução. Por que uma arquitetura dedicada aos dados e como as áreas de negócio entendem a informação, e nesse momento como melhor utilizar os recursos de TI para agilizar