Semipresidencialismo
Quando uma nação emerge é a necessidade de estabelecer um sistema de governo para controlar e organizar a vida social, a fim de garantir a estabilidade do Estado e da sua existência. formas Systems, político ou governo pode ser analisado sob duas perspectivas: uma relativa aos mecanismos institucionais criados para exercer o controle sobre a interação de membros da sociedade, buscando dar-lhe fim, e outro que corresponde à estrutura social causada principalmente a história da nação. Neste sentido, os sistemas de governança objetivo de ser estável e eficiente através de seus mecanismos de controle e gerencia de harmonizar as duas perspectivas mencionadas acima.
Devemos ressaltar que as formas ou sistemas de governo são, basicamente, o parlamentarismo e presidencialismo. Mas também é necessário especificar que o sistema semipresidencial ainda não ter sido aplicado em todo o estado (pelo menos de acordo com nossos registros), daí a importância e o significado deste trabalho, considerando que, a priori, que o sistema esta viria a ser configurado como a chamada (um futuro) a ser implementado na maioria (se não todos) dos estados democráticos.
Os meados do século XX surgiram um terceiro modelo que combina princípios de organização do poder de ambas as eleições presidenciais e do sistema parlamentar. Este é o desenho institucional da quinta Republica francesa, fundada em 1958. Do ponto de vista constitucional o sistema francês não é nem presidente, nem parlamentar, mas um sistema misto.
O sistema semipresidencial é o primeiro termo usado pelo cientista político francês Maurice Duverger, em sua obra intitulada "As instituições políticas e direito constitucionais." Isso se refere a um sistema político em que um presidente eleito por sufrágio universal existe ao lado um primeiro-ministro eo gabinete responsável perante o Legislativo.
Parece, à primeira vista que esta coexiste simultaneamente as presidenciais e parlamentares, mas na realidade