Seminários
TECNLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
Daniel do Carmo Bento
Gleisson Alves Ferreira
Nieson Luiz Ferreira
Tânia Brandão
Tatiele Cristina
Wallace João Ezidio de Morais
SEMINÁRIO: Educação Formal
Ribeirão das Neves
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel do professor do século XXI a partir dos questionamentos: a) a relação professor-aluno; b) a diferença entre educação, ensino.
É importante observar que as reflexões apresentadas têm como base a leitura de uma série de textos escolhidos na área da Educação. Assim, pode-se ter uma visão intertextual de algumas das reflexões aqui propostas, dialogando sempre com os autores lidos e exercendo a crítica, a fim de que o trabalho seja uma ponte entre a teoria e a prática educacional do século XXI.
Não poderíamos deixar de lado a atual situação da educação no Brasil e da relação professor-aluno, que reflete o que ocorre fora do ambiente escolar. Quantos professores sentiram na pele a discriminação de alguns alunos em relação ao seu papel em sala de aula? Quantos se perguntaram - "o que estou fazendo aqui?" - e obtiveram como resposta sempre a mesma afirmação: "eu gosto de lecionar, adoro conhecer pessoas, fazer algo por elas, adoro vê-las descobrindo coisas a partir das indagações propostas por mim ou pelo mundo", e, por último, dizem: "não saberia fazer outra coisa na vida".
A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO
Hoje em dia, é impossível falar em qualidade de ensino, sem falar da formação do professor, pois são questões que estão profundamente ligadas. Antigamente, terminada a graduação, os professores atuavam da mesma maneira até o resto da vida. Não existia reciclagem, a maneira de lecionar era uma só. Passavam-se os conteúdos, o conhecimento que eles tinham adquirido e pronto. Não havia questionamentos por parte dos educandos e nem mesmo