Seminário
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ANTONIO COSTA FIGUEREDO JUNIOR
FRANCIELE OLIVEIRA DOS SANROS
GENILSON SANTOS SENA
LEOMARA LIBÓRIO
REGINA CÉLIA CERQUEIRA BORGES
TADEU MATOS PACHECO
DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
Seminário pela disciplina Marketing II, como requisito parcial do processo avaliativo.
Orientador: Prof. Emson Porcino
Mairi – BA
2014
DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
A distribuição é um dos processos da logística, que fica responsável pela administração dos materiais, desde a saída do produto da linha de produção até que chegue para entrega no destino final, ou seja, nas mãos do consumidor. Funciona da seguinte forma: fábrica, produto pronto, distribuidor, varejista, consumidor final.
Com o produto pronto, ele sai da fábrica e é encaminhado ao distribuidor, que, por sua vez, vende o produto a um varejista. O varejista expõe esse produto para venda aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém, nesse contexto há uma série de variáveis e também decisões a serem tomadas pelo profissional de logística. A palavra distribuição também está associada à entrega de cargas fracionadas. São as entregas de produto e material em mais de um destinatário, aproveitando-se a viagem e os custos envolvidos. Neste caso, as entregas precisam ser planejadas, utilizando-se um menor custo e menor tempo utilizado.
A palavra “Logística” tem origem francesa “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. A logística está em pé igualdade com a lógica matemática, coerência, ordenamento, sequência e racionalidade. O uso da logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes: armazenamento, distribuição e manutenção de vários materiais, como armas,