Seminário
Dalvana Neiwert
114
Trabalho de Ensino Religioso
Preconceito
Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado, superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas. A noção de preconceito se refere a uma atitude injusta e negativa em relação a um grupo ou a uma pessoa que se supõe ser membro do grupo.
Racismo
As pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas podem vir a se tornar racistas. Uma racista acredita que existem raças superiores as outras, na espécie humana não podemos dizer que existam raças, a cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos, que biologicamente são iguais em quase tudo, restando pequenas diferenças externas pouco importantes e que não serve para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros e vice versa.
Discriminação
Uma pessoa preconceituosa e racista é um ser humano no fundo, inseguro e infeliz, que precisa a toda hora ser admirado e reconhecido, como uma criança, ou que necessita se exibir para os outros procurando se mostrar superior, como por exemplo, ficar contando piadas sobre os negros, sobre os gays, sobre as mulheres, sobre os nordestinos. A pessoa que faz isso, geralmente quer valorizar a si próprio e diminuir os demais. Discriminação, portanto é tratar os outros com inferioridade, se julgando superior. O conceito de discriminação, apesar de literalmente significar tratar alguém de uma forma diferente, pode ser definido como um comportamento manifesto.