Seminário Cana de açucar
Nematologia Agrícola
Resumo Em nossa ultima visita ao laboratório de microbiologia acompanhados pelo professor Dr. ......, foi nos mostrado os diferentes tipos de nematoides.
Os nematoides são parasitas que atacam as raizes das plantas e se adaptam melhor em solo arenoso necessitando de umidade para haver a eclosão da fase J1 para fase J2 que é a fase infectante, sua temperatura ideal é de 30ºC e a de morte de 55ºC sendo bem resistente ao calor intenso encontrando um clima ideal nas culturas e solos do Brasil dificultando seu manejo.
Eles se locomovem por meio de pseudópodos, com movimentos amebóides, deixando ovos por onde passam fazendo com que sua população aumente muito rapidamente se não houver manejo de forma correta. Quando o solo já esta infectado por nematoides e não encontram um clima ideal para eclodirem para a fase infectante eles permanecem na fase J1 até que o clima favoreça a sua eclosão.
Também foi nos ensinado o manejo, que consiste em plantar uma outra cultura como "armadilha" e depois voltar a cultivar a cultura de interesse, fazendo com que a população de nematoides seja reduzida. Os nematoides nem sempre são identificados facilmente, pois não dão sintomas na planta que possam ser vistos a olho nú, por isso a importância da análise nematologica do solo sempre que for cultivar em solo desconhecido ou caso as plantas não esteja atingindo o tamanho ideal ou ocorra o aparecimento de galhas que é o único sintoma que pode ser logo visualizado sem uma análise nematologica do solo.
O objetivo dessa aula pratica no laboratório de microbiologia foi de nos apresentar as diferentes espécies de nematoides, os danos que causam, o manejo e como é feita a análise nematologica do solo quando há suspeita de infestações.
Identificação de Nematóides
Os nematoides são de difícil identificação pois só apresentam sintomas visiveis na planta depois que ela já esta desenvolvida como tamanho desigual de plantas,