literatura
POUCO SISTEMATIZADO
Cláudia GOULART (ESEBA/UFU)1
RESUMO: Neste artigo, apresentamos o resultado de uma pesquisa realizada com alunos de 8ª ano do
Ensino Fundamental de uma escola pública. O objetivo principal da pesquisa foi realizar uma discussão mostrando a importância do trabalho sistemático com o gênero exposição oral em seminário e a necessidade de transformá-lo num objeto de ensino. O foco central desse trabalho foi analisar de que maneira os alunos se comportam lingüística e textualmente frente às exigências do uso da linguagem nos contextos mais formais de fala produzidos na e pela escola e como se dá a produção lingüística, textual e não-verbal dos alunos durante a apresentação de seminários na escola.
PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Comunicação oral; Seminários.
ABSTRACT: In this article, we present the result of a research carried through with students of 8ª year of
Basic Education of a public school. The main objective of the research was to show the importance of the work with the oral exposition in seminary and the necessity to transform it into an educational object. The central focus of this work was to analyze how students mobilize linguistic, textual e non-verbal elements in the course of seminar presentations.
KEYWORDS: Portuguese Language; Oral communication; Seminars.
1. Introdução
Uma das questões que, ultimamente, tem nos chamado a atenção – sobretudo no que se refere à produção de conhecimentos relevantes que visam à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos gêneros que circulam na esfera escolar – reside no fato de que é comum os estudos teórico-metodológicos sobre os gêneros priorizarem discussões relacionadas exclusivamente à modalidade escrita da língua. Nas observações empíricas que realizamos em contextos institucionalizados, pudemos constatar que é senso comum os professores de língua materna assumirem