tcc design
Trabalho de Conclusão de Curso
Por:
Daniel Trindade e Efrain Serra
Sumário
1. Introdução
1.1. Tema
1.2. Justificativa
1.3. Objetivos
2. Contextualização
2.1. Contexto e Público
2.2. Fundamentação Teórica
1.1 Tema
Nossa proposta é apresentar um jogo de tabuleiro usando os clássicos elementos de dados, cartas, tokens (peças que podem representar elementos do jogo) e ou miniaturas ambientado em um cenário fictício, baseado em lendas indígenas e criaturas fantásticas do folclore brasileiro, utilizando-se de arquétipos de personagens personágens e de aventuras utilizados em jogos de tabuleiros modernos.
Questão: Como desenvolver um jogo de tabuleiro moderno utilizando paradigmas da cultura e história brasileira?
Diante do cenário brasileiro de jogos modernos de tabuleiros, percebemos que estão sendo fabricados diversos títulos, mas nenhum se utilizando de lendas indígenas e criaturas fantásticas do folclore brasileiro.
Dentro do gênero de jogos com temática parecida com a nossa ideia, tivemos a tentativa de um RPG narrativo chamado os Bandeirantes no índico dos anos 90, que teve um relativo sucesso mas teve sua produção descontinuada desde 1996.
Hoje no mercado brasileiro temos muitas iniciativas para a produção de jogos de tabuleiros e cards games aqui no Brasil, influenciada pela crescente popularidade do gênero que houveocorrida no país. Dentre eles podemos destacar Contágio, um card game de zumbis bem humorado que trás elementos da cultura brasileira para os zumbis, como por exemplo, uma carta que é uma “poposuda do funk zumbi” que tem como descrição uma habilidade infame.
Temos várias histórias e jogos baseados em mitologias nórdicas, celtas, egípcias, etc. Até mesmo feitos por brasileiros, mas atualmente não temos nada que explore essa temática proposta neste projeto de jogo de tabuleiro.
Tabuleiro montado do jogo Descent Jorney in the Dark
1.2. Justificativa
Motivação
O Público