seminario
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Educando
KASSIANA CRISTÓFORE
LAÍS ALVES
NATÁLIA CATARINA SILVA
Educador
GUTIELLE CARVALHAL BOTELHO BUSTILHO FARIA
Resumo:
O seguinte texto tem por objetivo mostrar como se desencadeou na visão de Marilda Iamamoto, na sociedade capitalista o surgimento da Previdência Social e a atuação do Serviço Social neste meio, em combate com as desigualdades no âmbito do trabalho, sanar ou “amortecer” a triagem econômica e social da vida do trabalhador, sendo esta contributiva e controlada em doses homeopáticas para atenuar aspectos mais gritantes do pauperismo, tornando a vida deste mais enquadrada e tentando recuperar o bem estar social, moral e familiar.
PREVIDENCIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
A Previdência Social brasileira, definida constitucionalmente como integrante da seguridade social, é direito da classe trabalhadora e da população usuária. Representa um importante campo de atuação do Serviço Social, tanto no que diz respeito ao regime geral, que abrange pessoas regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), contribuintes individuais e segurados especiais, quanto aos regimes próprios de servidores públicos nos diferentes âmbitos (federal, estadual e municipal). Neste leque, é importante considerar também a atuação profissional junto aos fundos de pensão. O Serviço Social no campo previdenciário é um dos primeiros de atuação de assistentes sociais. Foi implantado em 1944, na época da expansão dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), e impulsionou o processo de profissionalização do Serviço Social no país. (CFESS – Conselho Federal de Serviço Social)
O Serviço Social do INSS, direito da população e previsto em lei, sofreu duros ataques, sendo inclusive extinto por medida provisória, em 1998. Justamente no momento histórico em que os/as profissionais afirmavam, através de projetos de intervenção em âmbito nacional, a defesa da Previdência Social como política pública de proteção social, com caráter