Seminario
Profissão
Nome do aluno (s).;
Diana P. Macêdo Ferreira
Roselene Macedo Silva
1
2
15374378
15123120
Professora.; Josiane Travençolo
Alunos: Graduação em Enfermagem do 1º semestre de 2015.
Enfermeira , Especialista em Administração Hospitalar, Mestre em Educação, Docente da
Universidade Cruzeiro do Sul.
1
2
Engenharia Genética
Introdução
Consiste na transmissão de informações genéticas, através da molécula de ácidondesoxirribonucleico
(DNA),composto de pares de cromossomos.Os genes são os responsáveispelas pelas diferentes características fisícas e psicólogicas encontráveis no homem.
Entretanto, a nova visão da genética amplia no conceito, reconhecendo que várias doenças, freqüentes, cujas causas à princípio,eram vistas como resultantes do estilo de vida,dieta e fatores ambienais também podem possuir componente genético e hereditário.
Objetivos
No seu sentido escrito,com o qual se vai trabalhar,refer-se a intervenção específica no instinto de criar, substituir, alterar ou adicionar genes ao código.
As implicações para o paciente
Técnicas de engenharia genética permitem que se desenvolvam dois diferentes tipos de terapia gênica que são: a somática e a germinativa. A terapia gênica somática refere-se a atividade terapêutica para a cura de doenças hereditárias restrito unicamente ao paciente que a ela se submete. Tem o objetivo de modificar a estrutura genética do paciente,a fim de que a mesma cumpra adequadamente a função para a qual está destinada, e que ,por falhas na informação hereditárias, não pode se desenvolver.
A terapia gênica germinativa refere-se a cura de doênças hereditárias,mas não se restringe àquela a que ela se submete , pois relaciona-se a células produtoras de gametas(células sexuais).Assim, esta terapia visa a impedir a transmissão de
“defeitos geneticos”.
As implicações para a família e comunidade O avanço proporcionado pela engenharia genética é ainda muito recente para se poder delimitar