01
Texto:
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. (Romanos 5:12).
Introdução:
Ilustração: Filme Senhor Cara Legal
Quantos abacates são necessários que a planta dê para ser qualificada como abacateiro? Quantas pessoas são necessárias que alguém mate para que se torne um assassino? Quantas mentiras faz um mentiroso?
Na cabeça de muitos o homem só é pecador se comete pecados. Encontraremos muitos que se avaliam se são ou não pecadores a partir do homem, da justiça própria. Nosso parâmetro de justiça não é a nossa justiça, mas a justiça de Deus. Meu comparativo não é o meu próximo, mas Deus. A retidão e a santidade de Deus é que são a base para que nos meçamos.
O problema não é se o abacateiro tem ou não fruto, o problema é a sua natureza de abacateiro. Da mesma forma o problema do homem não consiste se comete ou não pecados, mas sim na sua natureza pecaminosa. O homem peca porque é pecador e não pecador porque peca.
Deus é um Deus de perguntas. Deus faz perguntas ao homem com o fim de que ele se arrependa e seja salvo por Ele, vejamos:
1. O propósito de Deus para o homem.
Deus fez toda a criação e colocou sobre ela o homem para dominar e reinar.
Deus nos fez para Ele mesmo. O Seu alvo era desfrutar de uma comunhão plena com Sua criatura.
A condição era que o homem comesse da árvore da vida, assim receberia o Senhor como Sua vida e realidade. Como uma luva que manifesta a realidade da mão.
2. O homem é pecador.
Apenas o fabricante pode definir como deve ser usada sua criação. É ele quem define o propósito, instruções de uso e manutenção. Todo objeto usado fora das regras do criador perde a garantia, bem como seu mau uso pode trazer danos. Assim foi com o homem, ele pecou ao fazer o que estava fora de sua garantia: Gênesis 2:16 “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente”.
Deus