Resumo Cap
Todas as disciplinas aplicadas tanto nas escolhas como nas universidades, seja qual for o curso, tem como finalidade contribuir para que o indivíuo tenha uma vida crescentemente melhor. Assim o que os autores desenvolvem em seus livros deve contribuir para que os alunos saiam de seus cursos capazes de ingressar no mercado de trabalho.
A dúvida sistemática é fundamental ao desenvolvimento da ciência e do conhecimento. Quando uma pessoa diz que não acredita em algo, ela imediatamente está duvidando das ideias que estão sendo apresentadas, ideias estas que as vezes foram estabelecidas a muito tempo e nunca foram questionadas.
É importante que todas as teorias e afirmações que apresentamos, mesmo que seja fundamentada no decorrer do seu estágio de desenvolvimento, devem ser interpretadas com certa suspeição por quem a recebe, e não apenas aceita.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A teoria das inteligências múltiplas de Gardner, em três posições:
“as pessoas não são iguais”
“um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não negadas ou simplesmente ignoradas”
“não é possível tratar todas as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência” A partir dessas constatações, Gardner inicia seu processo de reflexão sobre o conceito de inteligência, definindo como a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais. Passados aproximadamente duas décadas, Gardner chegou a um conceito mais refinada, ou seja, a inteligência como um potencial biopsicológico de processar informações que podem ser ativadas para resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada cultura. A diferença entre os dois conceitos apresentados per Gardner é que agora as inteligências não coisas que possam ser vistas ou contadas, mas que são potenciais que podem ou não serem ativados, dependendo dos valores de determinada cultura.