Seminario
(Specialized service in safety Engineering and Occupational Medicine)
Lucas Bueno, FrantiescoOliveira. Manutenção Industrial, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Fatec Tatuí, SP, Brasil.
I. INTRODUÇÃO
Norma regulamentadora NR4- serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT).
Embasa legalmente no artigo da CLT (Artigo 162- As empresa, de acordo comas norma a serem expedidas pelo ministério do trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho).
Classificação das empresas segundo o numero de empregados e a natureza do risco de suas atividades.
O numero mínimo de profissionais especializados exigido de cada empresa, segundo o grupo em que classifique o risco.
A quantidade exigida para os profissionais em questão e o seu regime de trabalho.
A demais característica e atribuições dos serviços especializados em segurança em medicina do trabalho, nas empresas prescrevem o dimensionamento de profissionais de vários níveis que forma uma equipe multidisciplinar, os quais irão atuar na implantação de medidas de prevenção de acidente do trabalho e doença ocupacional.
O SESMT será composto por engenheiro de segurança do trabalho, medico do trabalho, enfermeira do trabalho, auxiliar de enfermagem e técnico em segurança do trabalho. O dimensionamento do SESMT e realizado de acordo com o grau de risco da empresa e o numero de funcionários.
II. MATERIAIS E MÉTODOS
Dimensionamento, composição e atribuições dos membros do SESMT
O SESMT tem o seu dimensionamento vinculado a gradação do risco da atividade econômica principal desenvolvida pela empresa, em funçãodiretamente proporcional ao numero total de empregados do estabelecimento.
Fazendo uma análise da estrutura organizacional do SESMT e da sua importância para a eliminação ou redução dos infortúnios do trabalho, e em função essencial deste a