cras
É a “porta de entrada” dos usuários na rede de proteção social básica do SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, o SUAS. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Quais são os profissionais necessários no CRAS?
Assistente social e psicólogos, podendo ter também advogado.
Qual orientação da NOB-RH/SUAS quanto à composição da equipe de referência do CRAS?
Quais são as funções dos profissionais que fazem parte da equipe de referencia do CRAS?
Quais as atividades desenvolvidas pelo CRAS? Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;
• Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;
• Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
O CRAS pode ser utilizado para fins não vinculados ao seu funcionamento ou identidade?
Esclarecemos que a existência do CRAS está estritamente vinculada ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, ou seja, à implementação do PAIF, co-financiado ou não pelo Governo Federal, que constitui condição essencial e indispensável para o funcionamento do CRAS.
Reconhece-se, portanto, ser atribuição