seminario
John MacArthur
Manter o seu equilíbrio espiritual no mundo de hoje é um desafio. No entanto, é exatamente esse equilíbrio que Paulo tinha em mente em Filipenses 4.1: “Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, minha alegria e coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados”.
Ficar firme em um mundo instável—isso é o que a Bíblia nos recomenda. Por quê? Porque nossa vida é cheia de problemas! Não são apenas os acontecimentos do cenário mundial ou nacional que nos abalam. Com frequência, são aqueles acontecimentos em escala mais pessoal que afetam nossa estabilidade. Paulo escreve aos coríntios: “mantenham-se firmes, e que nada os abale” (1Co 15.58). Tiago exorta seus leitores para que não sejam pessoas de “mente dividida, instáveis” (1.8). E Pedro escreve que Deus deseja “restaurar, firmar, fortalecer e alicerçar” os crentes (1Pe 5.10).
Ficar firme é representar dignamente o evangelho (Fp 1.27)! Se Jesus Cristo é nossa rocha, a pedra angular em que nos firmamos, e se o Espírito de Deus que habita em nós capacita-nos e nos dá vitória sobre todas as dificuldades, você precisa demonstrar estas verdades nas tempestades da vida. Isso é o que a Bíblia diz. E isso é o que Paulo nos ensina a fazer em Filipenses 4.4-8.
Cultivar um coração alegre
Para ficar firme, é preciso cultivar um coração alegre. Aconteça o que acontecer, “alegre-se sempre no Senhor; novamente digo: alegre-se” (4.4). Os filipenses estavam passando por várias experiências assustadoras. Os inimigos estavam provocando conflitos (1.30). O ambiente em que viviam era muito hostil, “no meio de uma geração corrompida e depravada” (2.15). Esta é a razão por que Paulo os exorta a que fiquem firmes. As circunstâncias na cidade de Filipos, com o evangelho desprezado e os crentes igualmente desprezados e perseguidos, não eram muito diferentes das que enfrentamos hoje. Ainda assim, repetidas vezes ao longo desta epístola—dezesseis vezes—Paulo diz: “Alegre-se!”. Setenta vezes no