BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO
Barreiras gerais: Barreiras são os problemas que interferem na comunicação e a dificultam, e prejudica a eficácia comutativa podem ser de natureza mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica.
Barreiras mecânicas ou físicas: Está relacionada com aparelhos de transmissão, ambiente, como os barulhos e equipamentos inadequados que podem estar impedindo que a comunicação ocorra alem dos problemas genéticos de ma formação dos órgãos vitais na fala, a surdes ou gagueira.
Barreiras fisiológicas: Dizem respeito aos problemas genéticos, como a surdez, a gagueira e a não – articulação fonética.
Barreiras semânticas: São aquelas que decorrem do uso inadequado de uma linguagem não comum; Isto è, não fazem parte de um repertorio num determinado ambiente comunicacional.
Barreiras psicológicas: São os preconceitos e estereotipo que a acabam prejudicando a comunicação como crença e a cultura das pessoas.
Barreiras na comunicação organizacionais
Há diversas maneiras de se classificar as barreiras que existem na organização das comunicações. As pessoas podem facilitar ou dificultar as comunicações, depende do ponto de vista de cada um para interpretar determinado texto, isto e barreira pessoal. As barreiras administrativas e burocráticas também fazem parte, onde se inclui distancia física posse e excesso de informação (esta è importante, pois pode confundir as pessoas se não souber o que e certo ou errado). Outras barreiras são as comunicações incompletas ou parciais que podem ser encontradas nas informações fragmentadas , distorcidas , não transmitidas , etc. Gilson , Ivancevich , Donnelly jr . (1981, pp.325-31), destacam outras barreiras, t ais como: audição seletiva (para sabermos escolher as