Barreiras de comunicaçao
Técnicas:
espaço
ou
distância;
falhas
mecânicas;
disfunções
eléctricas; lacunas no tempo; inferências físicas.
•
Semânticas: interpretações de palavras; descodificação de gestos; translação de linguagem; significados de sinais ou símbolos; sentido das lembranças.
•
Humanas:
variação
perceptiva;
diferenças
de
sensibilidade;
variáveis de personalidade; discrepâncias de competências; limiar da sensação. Diferentes Quadros de Referência: As experiências passadas influenciam as percepções das ocorrências actuais.
Percepção Selectiva: Desconsideração pelas informações que entram em conflito com o que ‘sabemos’.
Credibilidade da Fonte: Quando alguém nos comunica algo, a interpretação que fazemos da mensagem é influenciada pela avaliação que fazemos dessa pessoa. Percepções Diferentes: As mensagens são interpretadas à luz dos valores, convicções e crenças que as pessoas perfilham, assim como por pessoas que as envolvem.
Problemas Semânticos: As palavras têm interpretações que nem sempre são coincidentes para as diferentes pessoas.
Sinais Não Verbais: Os nossos gestos, expressões faciais e posturas do corpo também comunicam, podendo ajudar ou dificultar a chegada das mensagens aos destinatários, e influenciar a sua interpretação.
Efeito das Emoções: Qualquer que seja a emoção (raiva, medo, excitação, felicidade), ela influencia o nosso modo de comunicar, assim como a interpretação que os outros dão à mensagem.
Diferenças Culturais: As diferenças culturais (entre países, profissões) tendem a criar mal-entendidos na comunicação.
regiões,
Ruído
Representa tudo aquilo que interfere, na transmissão e recepção das mensagens, reduzindo a fidelidade destas. (Krone et. al., 1987)
Exs: Barreiras à Comunicação
•
Incompetência em Escutar
•
Juízos de Valor, Estereótipos, Preconceitos
•
Ausência de Confiança
•
Pressões de Tempo
•
Sobrecarga de