Treinamento e Desenvolvimento
Anna Carolina Monique Ferreira Guimarães
Resumo:
Este artigo tem como objetivo conceituar o que é educação corporativa e levantar os sete princípios segundo a autora Marisa Eboli, que permitem transformar as escolhas estratégicas em escolhas pessoais, permitindo assim definir o processo da educação corporativa de empresas que visam crescimento Organizacional.
Introdução:
Diversos processos integram a aprendizagem nas empresas privadas e nas instituições públicas. Nas últimas décadas, novas tendências têm-se apresentado para a capacitação e desenvolvimento das pessoas que integram estas organizações. Essas tendências surgem em um ambiente de mudanças rápidas e intensas do mundo globalizado.
Durante muito tempo, as empresas se limitaram ao treinamento de seus funcionários, visando ao aprendizado e ao desenvolvimento de atividades específicas. Tinham como meta, suprir carências do sistema de ensino técnico. Porém, o treinamento era restrito, pois focava apenas algumas atividades e determinados setores da corporação.
Na medida em que o desenvolvimento da sociedade se intensificou em função dos processos de urbanização, industrialização, cultura e modernização, diversificaram-se também as relações, as formas de viver e os processos culturais, políticos e sociais. Com a mesma intensidade, a procura por educação nas mais diversas especialidades e modalidades passou, igualmente, por ampliação e por novas exigências. Educação, no entanto, tem um sentido mais amplo.
Educar é propiciar o desenvolvimento de cada indivíduo não só como profissional, mas também como ser humano, investido de sentimentos, vontades e ambições.
O que é Educação Corporativa?
Educação Corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento, é mais do que Treinamento Empresarial ou Qualificação de mão de obra, trata-se de articular