barreiras da comunicação
Sabemos que não é fácil identificar um fator pessoal, aliás se formos levar em consideração os códigos de classificação da NBR, parece que fica ainda mais complicado. Termos como: falta de conhecimento, falta de experiência ou especialização, desajustamento físico, deficiência auditiva, etc; isso para citar apenas alguns deles, percebemos o quanto é difícil conseguir classificar corretamente um fator pessoal. Quase sempre, confundimos fator pessoal com ato inseguro.
No entanto, é importante a identificação correta do fator pessoal, pois o tratamento pode ser muito diferente daquele dado ao ato inseguro.
EXEMPLOS DE ACIDENTES DEVIDO A FATORES PESSOAIS
"Um trabalhador combinou com seu chefe que iria folgar na sexta-feira que antecedia seu casamento; "pagou" o dia, porém na semana de seu casamento, foi informado pelo chefe, que teria que trabalhar na sexta-feira. Foi trabalhar contra a sua vontade e sofreu um acidente."
Nesse exemplo, poderíamos utilizar a classificação de Distúrbio emocional, como causa do acidente. Apesar de ter aceito ir trabalhar, sabemos que o trabalhador não estava concentrado em suas atividades.
Fatores sociais
A comunicação é a ferramenta mais importante que os humanos têm para interagir uns com os outros. Uma comunicação efetiva é necessária para aprender, lidar com os negócios e se relacionar com os outros nos relacionamentos pessoais. Há muitos fatores e distúrbios sociais que podem alterar os estilos e as preferências de comunicação. Muitos desses fatores afetam as pessoas inconscientemente.
Por isso, pode-se falar numa psicologia social, que se entrosa mais diretamente com o psicológico e com o histórico social; numa ecologia social, por razões semelhantes, numa sociologia histórica, numa sociologia biológica, numa sociologia econômica, como numa economia social e, assim, sucessivamente, pois tais disciplinas representam os pontos intermédios e de contacto de todas essas disciplinas.
Fatores