Barreiras da comunicação
Quando há barreiras na comunicação, fica difícil ao receptor da informação entender o que o emissor tenta transmitir, podendo-se perder partes críticas da mensagem. Familiarizar-se com as maiores barreiras da comunicação pode ajudá-lo a superá-las -- e tornar-se um melhor comunicador.
A 3 tipos de barreiras:
Pessoais: São as interferências causadas pelas pessoas envolvidas no processo,como emoções,valores, interesses, etc...
Físicas: São as interferências causadas pelo meio ambiente: barulho, iluminação, calor, etc..
Semânticas: São as interferências causadas pelos significados diferentes que podem ter uma palavra ou gesto.
2. Redija um texto em que dê exemplos de casos: de comunicação unilateral e de problemas que possam surgir neste tipo de comunicação. Exemplifique os ruídos de comunicação com pelo menos 3 exemplos de cada tipo. A comunicação unilateral só exige a atuação de um emissor, enquanto o recetor é passivo. Estão nestecaso os locutores dos "mass media" como a rádio e a televisão, o cartaz de parede com as suas mensagenspublicitárias e de propaganda, ou aquele que pronuncia uma palestra ou um discurso. A comunicaçãounilateral à distância, frequentemente, é estabelecida de um emissor para vários recetores, denominandose, por isso, difusão. É o que sucede com a rádio, a televisão, o cinema e a imprensa escrita.
Existem quatro tipos de ruídos de comunicação sendo eles:
- Físico
- Fisiológico
- Psicológico
- Semântico
Ruído Físico:
É de origem externa, nada mais são do que sons presentes em determinado lugar, acontecem do lado de fora da janela onde está ocorrendo a comunicação. Exemplos: construções, trânsito intenso, aparelho de som com o volume muito alto, entre outros exemplos que dificultam o receptor de ouvir o que está sendo falado.
Ruído Fisiológico:
Nada mais é do que qualquer questão fisiológica