Seminario
As emoções são nossos reguladores naturais diante de qualquer dificuldade, perigo ou necessidade nosso organismo aciona automaticamente várias reações até nos sentimos confortáveis novamente.
2- Quais as conseqüências apresentadas nas pessoas ao reprimir as emoções?
Emoções reprimidas e criatividade sufocada podem causar amidalite.
Já o ódio externo de si mesmo por causar anorexia. Medo da vida e bloqueio de tudo o que é bom pode dar começo a apendicite. Sentimento contido e magoas, choro reprimido pode causar asma. Medo de aceitar a alegria, colesterol. Mágoa profunda e tristezas mantidas por muito tempo pode ajudar no aparecimento do câncer. Dor na cabeça pode ser sinônimo de autocrítica excessiva e falta de auto-valorização. Já se a pessoa for perfeccionista ao extremo e ainda tiver raiva reprimida pode desencadear a enxaqueca. Incerteza profunda e sensação de condenação podem causar a gastrite. Já a dor nos joelhos pode vir do medo de recomeçar, medo de seguir em frente. Típico de pessoas que procuram se apoiar nos outros.
Esses são apenas alguns exemplos de emoções reprimidas que podem acarretar problemas sérios de saúde
3- Como diferenciar as emoções dos sentimentos
A diferença entre emoções e sentimentos diz respeito apenas ao grau de intensidade, e neste caso um estado afetivo mais suave, seria um sentimento mais intenso.
FACULDADE DE RIACJÃO DO JACUIPE – FARJ
WEJ- CONSULTORIA E ENSINO PEDAGOGICO LTDA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III
PROFESSOR (A): REJANE A. JACÓ DE LIMA
OS SENTIMENTOS E AS EMOÇÕES
ARARIPINA-PE