Relatorio de empuxo
Departamento de Engenharia
Força de Empuxo
Rodrigo Barcena Cardoso
A 04 /1
Hudson
Experiência - 05 de outubro de 2012
Objetivo
Mostrar que a força empuxo em um objeto depende do volume submerso do objeto.
Introdução
Quando um corpo é totalmente ou parcialmente mergulhado em um fluido em equilíbrio, o fluido exerce pressão em todos os pontos da superfície do corpo que esteja em contato com ele. A pressão é maior nas partes mais submersas. A resultante de todas estas forças de pressão é uma força vertical, dirigida para cima, denominada empuxo do fluido sobre o corpo imerso. A pressão não depende de seu material e sim da profundidade. A resultante de forças atuam no corpo submerso é vertical, para cima, de modulo igual a seu peso e deverá passar pelo centro de gravidade. Deste resultado segue-se o Principio de Arquimedes, que é “ todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido recebe deste um empuxo vertical dirigido para cima, de modulo igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”
Fe= mfg = Pf Vg
PF é a densidade do fluido, MF é a massa do fluido, V é o volume do objeto que está submerso e g é o modulo da aceleração da gravidade
Uma vez que o volume é igual à área da seção transversal A multiplicada pela altura submersa h. Logo a força de empuxo é dada por:
Fe= PF (Ah)g
Se o objeto é mergulhado no fluido enquanto a força de empuxo é medida, a inclinção do gráfico de Fe versus h é proporcional à densidade do fluido.
Material Utilizado
- Cilindro metálico com gancho (aproximadamente 2 cm de diâmetro e 6 cm de comprimento).
- Base e suporte para vareta
- Copo com bico ( 1000ml)
- Macaco hidráulico de laboratório (SE-9374)
- Régua
- Corda
- Dinamômetro
- Água
- Papel milimetrado
Procedimento
- Montar o dinamômetro em uma vareta horizontal com o ganho para cima.
- Medir o diâmetro do cilindro metálico. Calcule a área da seção transversal A e registre o valor
-