seminario
Equilíbrio iônico é o estudo dos equilíbrios químicos envolvendo soluções aquosas de ácidos fracos e bases, que apresentam partículas iônicas e moléculas não ionizadas.
Ácidos (Ka)
HA H+ + A-
Ka = [H+] . [A-] / [HA-]
Ex: HCl H+ + Cl-
Ka = [H+] . [Cl-] / [HCl-]
Bases (Kb)
BOH B+ + OH-
Kb = [B+] . [OH-] / [BOH]
Ex: KOH K+ + OH-
Kb = [K+] . [OH-] / [KOH]
Constante de Ionização
Para ácidos: Ka
Maior Ka = maior força ácida
Para Bases: Kb
Maior Kb = maior força básica
Grau de Ionização (α)
É a grandeza que indica a porcentagem do ácido que sofreu ionização na solução. Quanto maior o α, mais forte é o ácido ou a base. α = número de moléculas ionizadas / número de moléculas inicial
Ex:
CH3COOH α = 5%
CH3COOH H+ + CH3COOH-
De cada 100 moléculas de ácido, apenas 5 sofrem a ionização acima.
Mg(OH)2 α = 20%
Mg(OH)2 à Mg+2 + 2OH-
De cada 100 moléculas de base, apenas 20 sofrem a dissociação acima.
Maior α = maior força
ÁCIDOS E BASES
Ácido é toda espécie química que recebe pares eletrônicos isolados, formando ligações coordenadas(antigamente era chamada Dativa).
Base é toda espécie química que cede pares de elétrons isolados, formando ligações coordenadas.
A definição de ácidos e bases não se restringe somente as espécies hidrogênio e/ou hidroxila, mas se ajusta a praticamente todas as reações químicas. Um exemplo disso é o BF3, quando de sua reação com a amônia e segundo o mecanismo a seguir:
Esta reação mostra claramente que o BF3, funciona como um ácido de Lewis, por que ele é um átomo que viola a regra do octeto assim como os outros elementos da família 3A, em virtude de possuírem, apenas um sexteto de elétrons, podem receber um par eletrônico formando uma ligação covalente coordenada, esta é uma característica da definição de Lewis. E a amônia funciona como uma base segundo a definição de Lewis, por que ela apresenta um par de elétrons livre, então ela doa para o fluoreto de boro.
AUTO IONIZAÇÃO DA AGUA