Resumo do Robbins - Fígado
Funções:
- manter a homeostasia metabólica do corpo, incluindo o processamento de vitaminas, carboidratos, aminoácidos e lipídios da dieta;
- remover micróbios e toxinas do sangue esplâncnico;
- sintetizar proteínas plasmáticas;
- destoxificar e excretar para a bile os produtos de eliminação endógenos e xenobióticos poluidores.
O fígado adulto pesa de 1.400g a 1.600g e representa aproximadamente 2,5% do peso corporal.
O sangue aferente representa 25% do DC e chega pela veia porta (60-70%) e pela a. hepática (30-40%).
* Células estreladas perisinusoidais são encontradas no espaço de Disse, essas células contém gorduras, participam do metabolismo e armazenamento de vitamina A e são transformadas em miofibroblastos produtores de colágeno quando há inflamação no fígado.
Entre os hepatócitos que fazem contato estão os canalículos, com 1-2 micrômetros de diâmetro, formados por sulcos nas membranas das células que se dão face, drenam bile para o canal de Hering.
Caminho do líquido biliar: canalículos, canais de Hering, dúctulos biliares e ductos biliares terminais nos tratos portais.
Características gerais das doenças hepáticas
As doenças primárias predominantes no fígado são hepatites virais, hepatopatias alcoólicas e carcinoma hepatocelular.
Há um longo intervalo entre a instalação da doença e a sua detecção, isso ocorre por causa do processo insidioso da instalação de doenças hepáticas e por causa da grande reserva funcional do fígado. Por essas razões a maioria dos atendimentos por doença hepática é por doença crônica e 57% por hepatite C (EUA).
Padrões de lesão hepática
- degeneração e acumulação intracelular: insulto tóxico e imunológico causando tumefação, moderada é reversível; degenerações em balão são mais graves e na degeneração colestática ocorre degeneração plumosa (aparência espumosa difusa). Quando há acúmulo de triglicerídios nos hepatócitos é esteatose. Esteatose microvesicular aparece no fígado gorduroso agudo da gravidez e pela