Anemia
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Odontologia
ANEMIAS ADQUIRIDAS
São Paulo 2012
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Odontologia
ANEMIAS ADQUIRIDAS
Trabalho de aproveitamento da disciplina de patologia bucal sobre orientação do Professor Raul Pallota Filho
Apresentado na Universidade Cruzeiro do Sul
São Paulo
2012
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Odontologia
FICHA CATALOGRÁFICA
São Paulo
2012
RESUMO
A anemia é uma síndrome que pode ser evidenciada pela diminuição da quantidade normal de eritrócitos, de hemoglobina ou do hematócrito no sangue. Os eritrócitos ou hemácias são células que se formam na medula óssea, a partir de precursores, ainda podem ser chamados de glóbulos vermelhos e são os responsáveis pela captação do oxigênio nos pulmões e pela sua distribuição nos tecidos periféricos.
Esta patologia de forma geral pode ser classificada como adquiridas ou hereditárias. Entre as anemias adquiridas estão as que ocorrem principalmente pela carência de ferro, ácido fólico, vitamina B12 no organismo e em consequência das hemorragias.
É importante ressaltar que o baixo número de glóbulos vermelhos não é proporcional à baixa de hemoglobina, que é expressiva. Na prática, baixa produção de hemoglobina leva os sintomas como cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, dispnéia ou respiração muito curta e taquicardia, pois o coração precisa bater acelerado para mandar à mesma quantidade necessária de oxigênio para todas as células.
Para o diagnóstico a dosagem de hemoglobina pelo método descrito por Haililine, utilizando-se os critérios da OMS para discriminas os casos de anemia.
Além dos exames hematológicos e bioquímicos, que caracterizam o tipo de anemia, é necessário buscar a causa da mesma.