Seminario
- Conjunto de rotinas = Kernel ou núcleo do sistema.
- Comunicação usuário/sistema - Rotina dos Sistemas realizados por aplicações; - Utilitarios (compiladores, editores de textos); - Linguagem de comando (particular de cada sistema).
4.2 Função do núcleo
Diferente das aplicações as rotinas do SO são executadas concorrentemente sem uma ordem predefinida com base em “eventos assíncronos”. - Principais funções do núcleo; - Tratamento de interrupções e exceções; - Criação e eliminação entre processos e threads; - Escalonamento e controle dos processos e threads; - Gerencia de memória; - Gerencia do sistema de arquivos; - Suporte a redes locais e distribuídas - contabilização do uso do sistema;
Auditoria e segurança do sistema - Natural problemas de segurança no inter-relacionamento de subsistemas existentes.
Como Varios usuários acessam e ocupam o sistema, o Kernel tem um sistema que intercepta e interrompe o processo, para que não ocupe a posição de memória, se acontecer, o mecanismo da uma mensagem de erro.
De forma segura ele garante acesso multuo de usuário, pelos problemas mult-programaveis foi implementado a “concorrência”.
4.7 Ativação / desativação do sistema
Quando se liga o computador não há SO carregado, podendo estar no HD, CD ou DVD. Primeiro ele é carregado pela memória principal através do boot, toda vez que ele é ligado.
Ativação se inicia com o Bootloader localizado na memória RAM ele executa o post, onde é verificado erro de software, depois verificação se o Sistema Computacional está armazenado em um SO residente (Kernel), se não for encontrado aparecerá uma mensagem de erro e o processo será interropido caso contraio um conjunto de instruções carregado na memória no Bootselector ( bloco especifico para esse dispositivo).
Apartir daí o Sistema é carregado, alem de energia está ativação também executa arquivos de inicialização aonde são configurados hardware e software do ambiente.
Nos sistema , em