Seminario veterinaria radiologica
Afecções e Fraturas de membros posteriores
Adriana Paula
Equinos Dentre os animais domésticos, o aparelho locomotor dos equinos se reveste de grande importância por constituir o sistema de sustentação e da dinâmica locomotora, mais especial e de maior capacidade diante de qualquer exigência e de potencialidade. A espécie é única para a exploração em diferentes modalidades, especialmente montaria e trabalho.
Equinos
Para
que se possa compreender e melhor avaliar as alterações patológicas locomotoras dos membros posteriores dos equinos, é de extrema importância o conhecimento anatômico básico desse complexo que é capaz de realizar as mais variadas exigências e submeter-se ás condições extremas de esforço físico.
A radiografia possibilita a visualização do número de fragmentos ósseos e o planejamento do tratamento cirúrgico mais adequado.
Ostecondrite
Fragmentos
cartilaginosos ou cartilaginosos e ósseos que se desenvolvem ao longo das superfícies articulares em equinos, causando claudicação e efusão articular (líquido).
Sindrome Navicular
Alterações
degenerativas que envolvem o aparelho navicular. São responsáveis por cerca de um terço de todas as formas de claudicação (manqueira) crônica dos cavalos. É um processo crônico envolvendo na grande maioria das vezes os membros posteriores dos cavalo.
Ultra-Sonografia
A ultra-sonografia proporciona imagens de tecidos moles, e representa uma técnica complementar excelente à radiologia nos diagnósticos eqüinos. Permite avaliar o contorno do osso navicular e a qualidade e quantidade de líquido presente no interior da bursa. Outro método extremamente eficaze no diagnóstico da Síndrome Navicular e que, muitas vezes só através deles é possível de se obter um diagnóstico definitivo, incluem a Cintilografia Nuclear
Cintilografia nuclear óssea dos membros anteriores de um eqüino. A seta indica maior atividade óssea nesta região.
Imagem