Fichamento do livro o quinto mandamento
Disciplina : DIREITO PENAL III Professora: Paula Rocha
Aluna : Ana Amélia de Brito Bandeira
Curso : Direito Tuma: Noturno II
31 de outubro de 2002 , o casal casal Manfred e Marísia von Richthofen são brutalmente assassinados com pancadas na cabeça enquanto dormiam em sua mansão na Zona Sul de São Paulo, o crime logo foi divulgado na mídia por sua crueldade , porém o caso ainda viria a tomar proporções muito maiores e chocantes, a ponto de parar o país. Tinha apenas 10 anos mas lembro-me bem como todos se mobilizaram, acompanharam e se indignaram com o desfecho surpreendente desse crime que em poucos dias foi solucionado, desvendando como culpados a filha do casal Suzane von Richthofen, seu namorado Daniel Cravinhos e seu cunhado Christian Cravinhos.
Dez anos se passaram, e até então era exatamente assim que guardava em minha memória esse crime, eis que surge a oportunidade de ler o livro “ O quinto mandamento” da autora Ilana Casoy , que relata com riqueza de detalhes passo a passo, fato a fato o assassinato do casal Richthofen, desde a execução ate a condenação dos culpados. O livro é extremamente envolvente, fez com que eu voltasse ao tempo e me sentisse na cena do crime, cada relato descrito era como se eu estivesse presente. Acredito que esta era justamente uma das intenções da autora ao escrever o livro, o fato dela realmente estar presente e ter acompanhado cada pericia, cada depoimento a fez perder o visão puramente técnica sobre o caso, e é essa visão além dos fatos que ela nos transmite.
O titulo do livro refere-se a o quinto mandamento bíblico : Honrar pai e mãe. Em sua maioria a sociedade estebelece a relação familiar dessa forma, independentemente de religião ou lugar, A família é unida por múltiplos laços : afeto, amor, fidelidade, cumplicidade,proteção, respeito e qualquer que seja a situação que afete isso é repudiada