Trabalhos universitarios
ATPS – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
ETAPA 2
São Paulo, 2013
A melhor definição para o processo de negociação como um sistema seria o processo que podemos analisar as entradas, o processo e as saídas. Considerando as entradas como as diferenças individuais, os valores pessoais dos envolvidos, os interesses comuns, o relacionamento humano, a participação no processo, o uso da informação e do poder e a flexibilidade são todos processados, transformado em saídas positivas como as conquistas de pessoas, a concessões, a persuasão, a satisfação das necessidades, a decisão conjunta, o acordo, a solução do conflito, os benefícios duradouros e a visão estratégica. Tudo para que ambas as partes sejam beneficiadas, sendo um processo de negociação ganha-ganha que pode ser definida como uma negociação que é concluída com a satisfação de todas as partes envolvidas.
Com base nas leituras, realizadas pela equipe, concluímos que a comunicação é de suma importância no processo de negociação, pois se torna fundamental uma boa comunicação para o alcance de resultados positivos nas negociações, visto que grande parte dos processos organizacionais pode resultar em erros, devido à má comunicação.
A comunicação se torna vital para diversas situações, inclusive do nosso cotidiano. Analisamos cada situação de negociação que ocorrem durante nossa vida, citadas no capítulo 12 do PLT e escolhemos a negociação de número 3 (Planejamento de um casamento), devido a maior vivencia dos integrantes do grupo. Sabemos que negociar um casamento é uma tarefa difícil e cheia de detalhes que devem ser observados com muita atenção, caso o contrário poderão acarretar problemas por meses após a cerimônia. Portanto, é necessário planejar e detalhar as finanças, responsabilidades dos padrinhos, familiares entre outros fatores, como negociar com empresas conceituadas, do qual você pôde presenciar em casamentos de terceiros a qualidade do serviço prestado (ex: