O impacto da bíblia na história humana
Antes de falarmos do impacto que a bíblia causou na história da humanidade, devemos voltar ao principio e falar do inicio de toda a criação (Genesis 1). No principio o relacionamento Criador e Criatura, ou seja, de Deus para com o homem, era um relacionamento pessoal. Deus e Adão caminhavam juntos pelo jardim do Éden, eles se falavam todos os dias e Deus deu autoridade a Adão para reinar e nomear toda a sua criação (Genesis 2:15). Porém essa harmonia e relacionamento direto tiveram um fim com o pecado original (Genesis 3:1-13). Mas Deus tinha e tem um propósito na vida do homem e o acontecimento desse fato não seria suficiente para Deus mudar os seus planos, porém agora teria que ser de uma maneira diferente.
Para que Deus se reaproximasse do homem e até para que houvesse um estreitamento entre Criador e criatura Deus foi permitindo e capacitando o homem em sua evolução pessoal, foi então que por volta de 3000 e 2800 a.C. que começa a surgir à escrita na antiga Mesopotâmia e começa a entrar em pratica o plano de Deus para a sua reaproximação do homem. A Bíblia.
A humanidade foi evoluindo e Deus foi cumprindo as suas promessas e seus planos para com o homem, grandes homens foram usados e honrados por Deus para a realização de Seus planos e promessas, entre eles podemos destacar homens como Abraão, Isaque, Jacó (Israel), José até que chegamos em Moisés e é a partir daí que Deus começa a dar forma a esse plano, pois até então Deus falava diretamente (mas não pessoalmente) aos seus escolhidos, mas quando Deus levanta Moisés para libertar o seu povo, o povo de Israel do Egito, Deus começar a inspirar Moisés a registrar não só suas leis (Êxodo 20:1-26; Levítico 19:3-20; Deuteronômio 27:11-26; Deuteronômio 30:16), mas também o fatos históricos ocorridos desde a criação do mundo (Pentateuco – Genesis à Deuteronômio).
Para Deus cumprir o seu propósito de escrita da Bíblia, foi necessário 1.600 anos e foram usados cerca de 40 homens