A constru o civil e o meio ambiente
Manaus, AM, Brasil, Fevereiro / 2013.
A construção civil e o meio ambiente – parâmetros da reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD)
Leonardo Normando Carvalho (UNINORTE) normando.arq@gmail.com
Alberto de Souza Bezerra (UNINORTE) soubez@yahoo.com.br
1. RESUMO
As questões que envolvem discursões e soluções a fim de reduzir impactos ao meio ambiente são prioridades em muitos setores do mercado brasileiro e mundial. Neste sentido, considerando a indústria da construção civil como uma das maiores geradoras de resíduos, fica evidente a importância da adoção de práticas sustentáveis assim como o reconhecimento social destas ações. O objetivo deste trabalho foi, através de pesquisa bibliográfica, definir o que são resíduos sólidos e como são gerados e gerenciados pelo homem; identificar e classificar os resíduos de construção e demolição (RCD) e identificar como os processos de reciclagens podem colaborar para a redução do impacto negativo no meio ambiente, atualmente.
Palavras Chave: Meio Ambiente; Reciclagem; Construção Civil; Resíduos Sólidos.
2. INTRODUÇÃO
A indústria da construção civil, ultimamente, está adotando politicas ambientais extremamente significativas em relação a resultados. A redução da utilização de matérias prima e o aumento da utilização de materiais reciclados vêm contribuindo com as politicas de sustentabilidade.
A importância deste processo começa com controle dos serviços e dos materiais descartados durante as obras e continua através dos processos de separação e classificação dos materiais a serem reciclados. Por exemplo, as madeiras, os plásticos, os aços assim que descartados podem ser separados e destinados a empresas de reciclagem e transformados em produtos reutilizáveis seja na própria construção civil (o que certamente colaboraria com a redução dos impactos causados por uma futura obra ou mesmo na obra atual), seja em outros fins.
Consequentemente, o