Semin Rio Psicologia
Conceito e Etimologia
Emoção é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento,personalidade e motivação. A palavra deriva do latim emovere, onde oe- significa 'fora' e movere significa 'movimento'. O termo relacionado motivação é assim derivado de movere.
A emoção é uma resposta instintiva que recebemos quando se passa por alguma situação no decorrer da vida, sem elas não se pode perceber o significado dos acontecimentos. A emoção é uma experiência individual, associada ao temperamento, personalidade e motivação.
A psicologia mostra que o ser humano nasce com algumas emoções básicas, como por exemplo, o medo, a tristeza, a raiva e a alegria que geram posteriormente inúmeros sentimentos que têm funções importantes no decorrer da vida.
Emoções vs Sentimentos e Comportamento
Geralmente costuma-se confundir emoção com sentimento, uma vez que a emoção é algo mais pesado, pois trás ansiedade, pressa e impaciência, como também é caracterizada pela não racionalidade e o sentimento trás tranquilidade e permite que a pessoa vivencie o momento, independente de ser bom ou ruim, como também não permite que se perca a delicadeza e a sensibilidade. Para se compreender melhor essa diferença, pode-se exemplificar de tal maneira: Ossentimentosdistinguem-se das emoções porque seprolongam no tempo. É umestado interior de caráter privadoenquanto as emoções são públicas e dirigidaspara o exterior.
Os sentimentossão acessíveis à consciência, ao contrário dos afetos que, na sua maioria, são inconscientes. Não é possível observar um sentimento nos outros a não ser pelos sinais que indicam os sentimentos de alguém. Ao contrário, a maior parte das emoções são claramente identificáveis.
Existe uma diferença entre a emoção e os resultados da emoção, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais. As pessoas frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais, como chorando, lutando ou fugindo. Ainda assim, se