Semin rio reas da Psicologia
1. Introdução...................................................................................................
2. Áreas da Psicologia .............................................................................
3. Metodologia.................................................................................................
4. Considerações finais...................................................................................
5. Referências.................................................................................................
1. Introdução Grande parte dos brasileiros almeja a obtenção do diploma de curso superior (Lemos, Neves & Rodrigues, 2013). Nesse sentido o constante aumento do número de Instituições de Ensino Superior no Brasil, ultrapassando a marca de 2400 instituições distribuídas entre universidades públicas e privadas (INEP, 2014), junto a uma série de programas de incentivo oferecidos pelo governo (MEC, 2014), favorecem uma maior disponibilidade de vagas à população. Um dado que reforça essa afirmação é que nos últimos 20 anos foram aumentados em mais de quatro vezes o número de estudantes matriculados no ensino superior brasileiro (Neves, 2012), ainda que isso não implique que a proporção de concluintes seja equivalente (INEP, 2014).
Contudo, ingressar na universidade acarreta desafios afetivos, cognitivos e sociais. Os anos que os estudantes passam na universidade são importantes tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para a formação profissional, refletindo no desenvolvimento da própria sociedade onde irão atuar quando graduados (Lamas, Ambiel & Silva, 2014; Magalhães, 2013; Sarriera, Paradiso, Schütz & Howes, 2012).
Durante a vivência como estudante universitário, até a inserção no mercado de trabalho, pode haver um período caracterizado como exploratório (Super, Savickas & Super, 1996), que tem por finalidade, para o estudante, experimentar diferentes papéis ligados às possibilidades