Tipos De Revestimento
Os revestimentos podem ser classificados de várias maneiras:
Quanto ao elemento/ambiente a revestir (interno/externo, área seca/área molhada, piso/parede),
Quanto ao mecanismo de fixação (aderidos, não aderidos e fixados- com pregos, por exemplo).
Quanto ao material (segue alguns exemplos):
De argamassa
Cerâmico
Pedra
Madeira
Metálico
Sintético
De acordo com a função (proteção, complementar as funções de vedação ou função estética). Exemplos:
Chapisco: é argamassa básica de cimento e areia grossa, na proporção de 1:3 ou 1:4, bastante fluída, que aplicada sobre as superfícies previamente umedecidas e tem a propriedade de produzir um véu impermeabilizante, além de criar um substrato de aderência para a fixação de outro elemento.
Emboço: Usado para determinar a uniformização da superfície, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamento dos painéis e cujo traço depende do que vier a ser executado como acabamento. É o elemento que proporciona uma capa de impermeabilização das alvenarias de tijolos ou blocos e cuja espessura não deve ser maior que 1,5 cm. O emboço é constituído de uma argamassa grossa de cal e areia no traço 1:3. Usualmente adiciona-se cimento na argamassa do emboço constituindo uma argamassa mista, em geral nos traços 1/2: 1:5; 1:1:6; 1:2:9 (cimento, cal e areia).
Reboco: É a argamassa básica de cal e areia fina, onde a nata de cal (água e cal hidratada) adicionada em excesso no traço, constitui uma argamassa gorda, que tem a característica de pequena espessura (na ordem de 2 mm) e de preparar a superfície, com aspecto agradável, acetinado, com pouca porosidade, para a aplicação de pintura.
Gesso: Proporciona um revestimento eficaz e estético para paredes internas e tetos. Sua utilização substitui com vantagens de rapidez, custo e acabamento os revestimentos convencionais. Em uma camada única pode substituir o chapisco, o emboço e o reboco de um revestimento interno.
Revestimentos de paredes não argamassados: assentados