Semin rio Antropologia
Constante evolução do setor da moda.
Busca incessante por novos produtos (produtos da moda)
Importância da aparência e status que uma roupa pode proporcionar
É O CONSUMO FREQUENTE o responsável pela IMPORTÂNCIA do setor da moda para a ECONOMIA do país
A indústria da moda representa parte do PIB do país e é responsável pela geração de quase 2 milhões de empregos.
A indústria da moda NÃO se preocupa com PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA apenas. É necessária a busca pela DIFERENCIAÇÃO de mercado.
A DEMANDA DE PRODUTOS é variável, o que a torna, muito VULNERÁVEL no mercado econômico
POR QUE É VULNERÁVEL? Pois as indústrias devem estar atentas ao comportamento de consumo das pessoas e INVESTIREM EM PESQUISAS para traçarem estratégias de mercado e CONQUISTAR os consumidores para GARANTIREM o sucesso das vendas
Ocorre que muitas vezes, essas estratégias não são tão bem formuladas. EXEMPLO: está no inverno, de 13 graus, e uma indústria vai lançar uma coleção de biquínis. FALAR também dos desfiles esquisitos que têm nas propagandas.
DIANTE dessa DIFERENCIAÇÃO, observamos a COMPETITIVIDADE nesse setor. Ganha mais quem tem o produto MELHOR em MELHORES CONDIÇÕES.
JÁ OBSERVAMOS QUE a indústria da moda depende do CONSUMO, e segundo dados da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), esse SETOR tende a evoluir ainda mais devidos a alguns fatores:
Aumento de crédito pessoal a juros menores e prazos maiores
Aumento da taxa de emprego
Novidades de produtos de moda oferecidas para atrair os consumidores
Entre outros...
Muitas pessoas ainda insistem em persistir na ideia de que a moda e a economia NÃO estão de mãos dadas, mas estão, sempre estão.
O mundo da MODA exala GLAMOUR, e transmite uma atmosfera de BEM COM A VIDA. MAS a indústria RESPIRA ECONOMIA. POR EXEMPLO.......
De que adianta passar por uma loja, observar a vitrine, querer comprar a roupa que ali está, se não possuímos o poder de compra suficiente? Aqui vemos que