semana 12
• identificar as regras de competência do CPC;
• analisar a necessidade do ônus da prova na responsabilidade civil;
• analisar os fatos sob o prisma dos valores e das normas;
• desenvolver o raciocínio jurídico, apontando as preliminares, bem como desenvolvendo a defesa de mérito.
• concatenar os pedidos pertinentes diante das arguições feitas na peça de defesa;
• identificar o pedido contraposto como meio de reparar o dano causado pela autora;
• indicar as provas necessárias ao caso concreto.
Ercília, ao parar diante de faixa de pedestre, na cidade de Patos de Minas/MG, teve seu veículo abalroado pelo automóvel conduzido por Otávio e, em razão do acidente, teve sua perna direita amputada. Por esse motivo, propôs, contra Otávio, ação de conhecimento pelo procedimento sumário, pleiteando indenização, no valor de R$ 10.000,00, pelos danos materiais suportados, referentes a despesas hospitalares e gastos com remédios, e indenização por danos morais, no valor de R$ 50.000,00, pela amputação sofrida. O processo foi distribuído para o juízo da 3ª Vara Cível de Patos de Minas - MG.
Otávio lhe informa que Ercília propusera, havia um ano, ação idêntica perante a 2ª Vara Cível de Patos de Minas/ MG. Relatou Otávio que o referido processo aguardava apresentação de réplica. Otávio lhe informa que gostaria que Ercília fosse condenada a lhe pagar indenização pelos prejuízos que suportou, sob a alegação de que ela teria parado o veículo, indevidamente, diante da faixa de pedestre, visto que, segundo relatou, não havia qualquer pessoa aguardando para atravessar a via, assim como tem duas testemunhas que a tudo assistiram e se puseram à disposição para relatar em juízo o ocorrido.
Em face dessa situação hipotética, na qualidade de advogado(a) contratado(a) por Otávio, redija a peça processual cabível,