12 semanas para mudar uma vida
O livro do escritor Augusto Cury tem como proposito mudar a rotina diária de seus leitores, ele propõe um programa para melhorar a sua qualidade de vida, o PAIQ (Programa de Academia de Inteligência de Qualidade de Vida). Ele envolve a educação, a psicologia preventiva, a psiquiatria social, a sociologia, e a socioterapia. É um projeto que almeja atingir todo e qualquer ser humano, independente de sua cultura, condição social, religião ou nacionalidade. Augusto Cury usa como referencia em seu livro a vida de Jesus Cristo, e mostra como ele praticou cada uma das 12 leis em sua vida.
O livro tem 12 leis que são:
1 Ser autor da sua história.
2 Contemplar o belo.
3 Libertar a criatividade: Superar a rotina.
4 Ter um sono restaurador.
5 Gerenciar pensamentos.
6 Administrar a emoção.
7 Trabalhar os papeis da memoria: Reeditar o filme do inconsciente.
8 A arte de ouvir e dialogar.
9 A arte de autodialogo: A mesa redonda do “Eu”.
10 Ser empreendedor: Trabalhar perdas e frustrações.
11 Inteligência espiritual: Superando conflitos existências .
12 Fazer da vida uma festa: A arte do prazer do viver.
Ser autor de sua Historia.
A primeira Lei nos ensina que não podemos ficar parados diante das dificuldades e dos problemas, devemos procurar a solução, reagir, levantar e encarar a vida de frente, afinal é você quem faz a sua historia. Além disso, este capitulo mostra a importância de cuidar de nossas mentes, a termos controle sobre nós, ser pacientes, reconhecer limites, pensar antes de fazer escolhas e tomar decisões, praticar a sinceridade, não supervalorizar pessoas desconhecidas, entre outros.
Contemplar o belo.
A segunda lei nos mostra, que não podemos ser negativos, que devemos enxergar melhor as coisas ao nosso redor, que as vezes os gestos mais simples são capazes de nos proporcionar felicidade, como sentir a brisa do vento, brincar com uma criança, ler um livro, apreciar o céu, as paisagens, entre outros podem nos trazer sensação