Seleção e treinamento
A cultura organizacional pode influenciar no processo de agregar pessoas, pois cada organização tem o seu modo de administrar e tem seu ponto de vista, considerando um caminho a trilhar mesmo que às vezes seja muito diferente de tudo existente e mais correto que existe, pois para a empresa essa visão realmente está certa, e não porque o ponto de vista da organização seja mesmo único, certo e verdadeiro e sim porque a empresa conquistou sucesso sempre lutando se baseando no seu ponto de vista, sempre lembrando que são as pessoas que estão dentro de organização que fazem isso dar certo pois acreditam nos valores e conceitos da organização, sempre lutando e alcançando o sucesso pela a visão da cultura da empresa.
Por isso cada empresa utiliza a melhor forma para selecionar os candidatos de acordo com seus conceitos e valores e encaminhá-los para a organização sempre tendo que se adaptar com o processo de relacionamento formal e informal da organização, pois se o novo colaborador não estiver se adaptando a forma como a organização trabalha logo será expelido por não se envolver e enxergar os mesmos valores da organização.
O papel da organização como educador e transformador de indivíduos é fundamental. Ao identificar e planejar as atividades de treinamento está dando a chance ao colaborador de participar efetivamente da mudança organizacional e, assim, sentir-se importante no decorrer do processo.
Adequação do quadro de competências para a sobrevivência da Empresa
A adequação a novos conhecimentos é parte fundamental no processo de amadurecimento e crescimento do profissional dentro das empresas. Já se pode dizer que a necessidade de atualização é quase um decreto: ou o profissional se especializa ou fica fora do mercado de trabalho.
A cada dia, o mercado exige da mão-de-obra atualização e alinhamento com as tendências que surgem às pencas todos os dias. Conseqüências