Seleção e treinamento
Recrutamento, seleção e treinamento são instrumentos de suma importância para uma organização e por meio destes são escolhidos os profissionais que melhor se destacaram para prestarem serviços á empresa. Estes instrumentos buscam atender as necessidades da organização da melhor forma possível, associando competências com as características do cargo em questão ao candidato.
RECRUTAMENTO
Quando existe a necessidade de um profissional em determinada área, o setor de Recursos Humanos é alertado para que seja iniciado o processo de recrutamento e seleção. Segundo Guerra e Rodrigues (2003) “o recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa”. É um processo de comunicação de vagas disponíveis.
Existem duas opções: buscar entre os profissionais da própria empresa o perfil adequado para a vaga em questão (recrutamento interno) ou iniciar o recrutamento externo.
RECRUTAMENTO INTERNO
O recrutamento interno atua sobre os candidatos que já estão inseridos na organização, sendo, portanto econômico em critérios de custo e tempo, além de facilitar o preenchimento da vaga e ser um incentivo para os funcionários. Neste tipo de recrutamento, são utilizados os recursos disponíveis na própria empresa.
As vagas podem ser anunciadas por comunicações internas aos gerentes com indicações de funcionários, divulgação por avisos, jornal interno da empresa, intranet ou e-mail e palestras; após o anuncio das vagas, os interessados e selecionados serão avaliados de acordo com as necessidades do cargo em questão.
RECRUTAMENTO EXTERNO
O recrutamento externo atua sobre aqueles que estão no mercado de candidatos (MRH) para abastecer suas necessidades de pessoal. Envolve técnicas especificas, exigindo mais tempo e custo em relação ao recrutamento interno.
A vaga em aberto pode ser anunciada por revistas e jornais