A participação da família no processo de aprendizagem da criança na escola.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo contribuir para o processo ensino-aprendizagem abordando sobre a importância da integração da família na aprendizagem da criança, pois a relação família-escola é de extrema importância na construção da identidade, da autonomia, responsabilidade, conhecimento e exercício de cidadania para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo como um todo.
A partir do momento em que acontece o acompanhamento desta integração durante o processo educacional, percebe-se a aquisição de segurança por parte dos filhos que se sentem duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá intervir positivamente nos resultados do processo ensino-aprendizagem.
Devemos sempre enfatizar a importância da instituição escola em aumentar seu envolvimento com a comunidade onde está inserida, pois com a participação das famílias nas escolas, é possível conhecer melhor a necessidade de cada sujeito, e inovando sempre as práticas pedagógicas voltadas para o comprometimento mútuo para o desenvolvimento de metas e do aprendizado. Tudo isto, precisa ser realizado em regime de parceria, que favoreça a troca de saberes para que a mudança seja contínua, tendo como objetivo uma melhor socialização, o respeito mútuo e confiança , preparando um cidadão para a sociedade, para o mercado de trabalho, garantindo-lhes a ascensão profissional, a autonomia, a liberdade de expressão, com uma prática educativa crítica, dialógica e libertadora.
Palavras-Chaves: FAMÍLIA, ESCOLA, CRIANÇA, ENSINO APRENDIZAGEM.
Introdução
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (FREIRE, 1987, p. 68).
A família é o primeiro grupo social que possibilita o desenvolvimento de uma criança, pois é no meio familiar que o indivíduo encontra afeto, carinho, aprende sobre princípios, valores, respeito, cultura e ética. É primordial