Seleção e Treinamento (Texto)
O RH é responsável por definir uma metodologia eficiente para escolher a pessoa certa para a empresa. O impacto dessa atividade no negócio da empresa é altíssimo, já que uma decisão errada ou acertada pode mudar os rumos e a vida das pessoas.
A área de seleção é uma das área mais estratégicas e operacionais dentro do RH.
Dentro desta área é indispensável que o profissional, de Recursos Humanos, tenha um exímio conhecimento da empresa, de sua cultura, dos seus valores, das suas dinâmicas de equipes e do estilo de liderança de cada gestor. Dominar a metodologia de seleção de pessoas e bons conhecimentos em psicologia e sociologia é diferencial.
Teste novos tipos de interação com os candidatos, fuja das entrevistas formais e enfadonhas ou de dinâmicas de grupo sem objetivo. Estude o perfil que você procura, descubra os lugares que frequentam, redes sociais que estão inseridos, o que sua empresa pode oferecer que os agrada.
Se a pessoa contratada não possui os mesmos princípios da empresa, não cultiva valores semelhantes ou possui falhas de caráter, não há dinheiro que consiga transformar essa pessoa. E o estrago que essa pessoa pode causar na empresa, é incalculável.
Use fatos e dados, justifique sua decisão sobre o candidato indicado com fundamentação e seja o principal parceiro do gestor na hora de definir a equipe.
Treinamento
Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do ser humano na sua organização e no desempenho das suas funções além de ser o processo que visa à preparação e o aperfeiçoamento de habilidade e dos conhecimentos dos funcionários de uma organização.
“Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” Marras 2001 p. 145.
Entre os objetivos do treinamento, Marras 2001, p. 147 cita dois objetivos importantes.