Seleção de pessoas
SELEÇÃO DE PESSOAS
Com um consumidor cada dia mais exigente, as organizações precisam cada vez mais de capacitação.
Tecnologia, uma adequada estrutura organizacional, trabalhos racionais, produtos e serviços excelentes compõem a capacidade competitiva de uma empresa. Mas, nem por isso, a organização estará pronta para enfrentar e desafiar a concorrência, pois ainda há um fator principal para complementá-la: a qualidade das pessoas que nela trabalham.
As empresas estão sempre procurando novas pessoas para integrar seus quadros, seja para ocupar o lugar de pessoas que se desligaram, seja para ampliar o quadro de funcionários em época de crescimento e expansão. Quando isso acontece, elas ativam o processo de agregar pessoas.
Segundo Antonio Vieira de Carvalho, autor de Administração de Recursos Humanos (1992) o recrutamento e a seleção são duas etapas de um mesmo processo, encaminhamento e admissão de RH na empresa.
Para uma melhor explicação, segue a citação abaixo de Idalberto Chiavenato: “Enquanto o objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria prima- os candidatos- o objetivo da seleção de pessoas é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização” (Chiavenato, 1999, p.106).
As empresas estão cada vez mais exigentes e com critérios de seleção dinâmicos. Por isso os candidatos devem estar sempre se aperfeiçoando. Para definirmos seleção usaremos o seguinte conceito. “Seleção é o processo pela qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições do mercado” (Chiavenato, 1999, p.107).
O profissional de Recursos Humanos precisa estar bem atualizado profissionalmente, pois o mercado esta sempre em constante mudança. Com isso, é importante que haja uma análise de cargos atualizada, para ser usada no recrutamento e assim garantir uma seleção correta e de