Seleção de pessoas
ED. PROFISSIONAL E TRABALHO
CEET – CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA VASCO COUTINHO
SELEÇÃO DE PESSOAS
RECURSOS HUMANOS
VILA VELHA
2014
Sumário
.
1 INTRODUÇÃO
As empresas estão constantemente admitindo novos funcionários, e isso exige delas um preparo para decisão quanto ao ingresso ou não de um candidato em sua equipe. Esse processo de admissão deve ser bem planejado, de modo que o novo funcionário tenha a maior possibilidade de atender as suas expectativas.
Uma má seleção significa comprometer economicamente a empresa. A curto prazo, provocará baixo nível de produtividade e também provoca uma rotatividade de funcionários onde ambos são sinônimos de prejuízo para a empresa.
No processo de admissão de um novo funcionário a seleção vem logo após o recrutamento, e se caracteriza por ser uma atividade de decisão, capaz de identificar talentos com potencial para fazer a diferença no mercado. É através dela que o candidato recrutado é, ou não selecionado.
2 SELEÇÃO DE PESSOAS
Conceito
A seleção de pessoal consiste em técnicas utilizadas pelo psicólogo para selecionar as pessoas apropriadas para determinados cargos, conhecendo as habilidades necessárias de cada cargo ele buscará encontrar pessoas capacitadas, ou seja, que tenham as mesmas habilidades exigidas para o cargo. A entrevista, o psicodiagnóstico, dinâmicas e testes situacionais são as ferramentas mais utilizadas nos processos seletivos.
Já Chiavenato (apud COGO, 2006, p. 81) considera a seleção como "um processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível".
E Pontes (2008, p. 136) afirma que cada pessoa possui necessidades diferentes. Em razão disso, é preciso avaliar se as necessidades fisiológicas, sociais e de segurança, de estima e de autor realização do