Seleção de pessoas: A criatividade na busca de novos talentos.
1.INTRODUÇÃO
O processo de Seleção de Pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.
2.JUSTIFICATIVA
Atualmente, cada vez mais as empresas buscam melhores resultados, maior qualidade na prestação de serviços e um bom atendimento, visando maiores lucros e oportunidades. Isto só é possível através do processo de recrutamento e seleção, atraindo pessoas certas para ocuparem as funções corretas.
3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Chiavenato (1999) a seleção de pessoas é o processo que busca, dentro de vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes nas organizações, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização, ou seja, preservar ou enriquecer o capital da organização .
Para Marras (2000), agregar pessoas é atividade fundamental da estratégia de toda organização que procura aplicar o recrutamento e a seleção como parte de um mesmo processo: a provisão de recursos humanos.
Estruturar um processo de contratação baseado em competências permite, além de identificar a pessoa certa para a organização, apontar para os potenciais talentos.
Fontes bibliográficas: Chiavenato, idalberto (1999) gestão de pessoas; rio de janeiro; editora campus. PONTES, Benedito Rodrigues planejamento, recrutamento e seleção de pessoal; São Paulo; 6ª ed 2010; editora Ltr. www. rhportal.com.br
---------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------